Como me preparar para a primeira consulta odontológica?

Seguem alguns pontos importantes que o seu dentista precisa saber sobre você para assegurar um atendimento mais personalizado, eficiente e seguro. Para aproveitar ao máximo a consulta, siga as orientações abaixo, mas fique tranquilo caso não consiga ou não tenha todas as informações:

 

Histórico de doenças: informe todas as doenças que você possui. Além disso, algumas condições são especialmente relevantes, como: arritmias, doenças ou infecções das válvulas cardíacas (endocardite), diabetes, hipertensão, pressão baixa, febre reumática, insuficiência renal, sinusite, bruxismo, histórico de sangramento, doenças que afetam a coagulação, distúrbios gastrointestinais, hepatites B e C, HIV, transtornos neuropsiquiátricos que possam interferir no atendimento, tratamentos oncológicos em andamento e histórico de radioterapia na cabeça ou pescoço.

Hábitos de vida: o consumo atual ou anterior de álcool e tabaco pode impactar a saúde bucal, por isso é fundamental que você informe sobre isso. Além disso, é importante comunicar sobre o uso excessivo de bebidas e alimentos ácidos ou que podem manchar os dentes, como refrigerante, café, chá e vinho.

Histórico odontológico: relate procedimentos e/ou tratamentos prévios, como uso de aparelhos ortodônticos, extrações dentárias, implantes e tratamento de canal e cáries. Outras condições são importantes, por exemplo: traumas bucais, osteonecrose, candidíase oral, parto prematuro e queimaduras na mucosa oral.

Alergias: relate alergias a medicamentos, especialmente anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, além de alergias a produtos como látex.

Medicamentos: traga uma lista dos medicamentos que você está utilizando. Não se esqueça de incluir informações sobre fármacos que alteram a coagulação, como varfarina, apixabana, rivaroxabana, ácido acetilsalicílico, clopidogrel e ginkgo biloba; medicamentos para o tratamento da osteoporose, como ácido zoledrônico, alendronato, risedronato, denosumabe e romosozumabe; fármacos para condições psiquiátricas, incluindo antidepressivos, ansiolíticos, calmantes e indutores do sono; e também imunossupressores.

Anestesia: caso você já tenha recebido anestesia em procedimentos anteriores, informe se teve alguma alergia ou efeito adverso.

Contraindicações a medicamentos: caso seu médico tenha recomendado a não utilização de certos medicamentos, é importante que você relate.

Relatórios e exames anteriores: se você tiver relatórios de outros dentistas ou exames radiológicos recentes ou relevantes, traga-os com você.

Informações sobre gestação e amamentação: comunique detalhes sobre esse momento, incluindo quaisquer restrições e orientações dadas pelo seu médico.

Queixas: compartilhe suas expectativas durante a consulta, incluindo a resolução de problemas específicos, como desconforto ou dor de dente, sensibilidade, sangramento nas gengivas, problemas na mordida ou mau hálito. Também é importante mencionar a data do seu último check-up bucal e, se houver, suas preocupações estéticas, como o desejo de clareamento ou alinhamento dos dentes.

Hábitos de higiene: esteja preparado para discutir a sua rotina de cuidados com os dentes, incluindo a frequência de escovação, o tipo de escova que utiliza, o uso de fio dental, o tipo de creme dental, enxaguantes bucais e quaisquer outros produtos que usa regularmente. Você pode trazê-los fisicamente ou tirar fotos.

Considerações adicionais: para garantir seu bem-estar durante o tratamento, relate quaisquer condições como náuseas ou vômitos em atendimentos anteriores, medos (como agulhas e sangue) e ansiedade significativa relacionada aos procedimentos odontológicos.

×